sábado, 3 de novembro de 2012


Olá queridos amigos

Inaugurando a SÉRIE ESTUDIOSOS da GR publico hoje um resumo sobre  a tese de mestrado de autoria de  nossa querida árbitra nacional LORETA MELO e o link com a obra na íntegra, vale a pena o aprofundamento no tema.

     Loreta Melo




 












 Beleza e poder na ginástica rítmica:reflexões para a educação física


(resumo)

                A beleza na Ginástica Rítmica (GR) se esboçou como condição de sua existência. Para indagá-la tomamos o discurso sobre poder de Foucault (1971; 1979; 1987; 1988; 1997; 2003) e sua relação com a produção de saberes. Com base nessa compreensão refletimos sobre as relações de poder na GR que se mediaram e consolidaram pela regulamentação de sua prática; cujo Código de Pontuação tem papel preponderante.

A GR construiu sua beleza através dos tempos por meio de jogos de forças em que preponderaram a gestualidade de corpos performáticos; através da disciplina. Esta configurou sentidos atrelados à coerção resistência dos corpos: a produção de discursos.

Pensando a beleza como uma trama de discursos construídos por essas relações de poder-saber dos investimentos do corpo na Ginástica Rítmica questionamos: Como o Código de Pontuação regulamenta a Ginástica Rítmica para a construção da beleza? Qual a relação entre poderes e saberes implicados nessa regulamentação?

Para tanto; temos como objetivos: Investigar a beleza na Ginástica Rítmica como saber produzido a partir das relações de poder circunscritas nas regras da modalidade; e; Discutir a beleza a partir da relação poder/saber como reflexão para o âmbito da Educação Física.

Como recurso metodológico utilizamos a técnica de Análise de Conteúdo (BARDIN; 1977) para analisar o Código de Pontuação de GR na versão 2005-2008. Também fizemos uso de imagens de ginastas como recurso analógico para ampliar o sentido das discussões.

A leitura flutuante nos permitiu selecionar unidades significativas e pautar nossas discussões em três eixos temáticos que compõem o primeiro capítulo intitulado: A beleza regulamentada. Neste; discutimos as especificidades da GR; as prescrições dos usos do tempo e espaço e a configuração do gesto técnico a partir da análise do Código.

 No segundo capítulo O corpo belo transcende a regra,  realizamos algumas reflexões relacionadas à Educação Física, partindo da discussão do capítulo anterior; com enfoque em três tópicos: Poderes e Saberes; Técnica e Estilo e Beleza e Educação.

Constatamos assim; que a beleza da Ginástica Rítmica contemporânea é permeada pelas suas regulamentações; mas foi e continua sendo desenhada por mecanismos de poder-saber ao longo de sua trajetória histórica. Mesmo o Código de Pontuação ditando condições para a beleza na GR; esta se dá na possibilidade da criação do estilo próprio pela ginasta; na possibilidade de viver o improviso e o imprevisto; de sensibilizar o público,  porque o poder cria saberes e o corpo como suplantador sempre criará novas formas de ser belo.

A constatação de que o Código de Pontuação produz a beleza e a ginasta a reconstrói; continuamente, reatualizando as regras é uma reflexão importante para a Educação Física no sentido de reafirmar que o corpo nunca é somente submisso, pois mesmo na submissão é capaz de produzir saber, ser belo e criar novos sentidos para a Cultura de Movimento.

 

Loreta Melo Bezerra Cavalcanti
Licenciatura plena em Educação Física pela UFRN - 2005
Mestrado em Educação pela UFRN - 2008
Árbitra Nacional de Ginástica Rítmica desde 2000
Professora do IFRN

 

 

A FBG agradece a imensa colaboração da prof. Loreta Melo que nos presenteou com esta obra.

Obrigada!

 

Segue link com a tese na íntegra


 

 

 

Aguardem a próxima publicação na SÉRIE EVENTOS INTERNACIONAIS

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