Olá queridos amigos
Inaugurando a SÉRIE ESTUDIOSOS da GR publico hoje um resumo
sobre a tese de mestrado de autoria
de nossa querida árbitra nacional LORETA MELO e o link com a obra na
íntegra, vale a pena o aprofundamento no tema.
Loreta
Melo
Beleza e poder na ginástica rítmica:reflexões para a educação física
(resumo)
A
beleza na Ginástica Rítmica (GR) se esboçou como condição de sua existência.
Para indagá-la tomamos o discurso sobre poder de Foucault (1971; 1979; 1987;
1988; 1997; 2003) e sua relação com a produção de saberes. Com base nessa
compreensão refletimos sobre as relações de poder na GR que se mediaram e
consolidaram pela regulamentação de sua prática; cujo Código de Pontuação tem
papel preponderante.
A GR construiu
sua beleza através dos tempos por meio de jogos de forças em que preponderaram
a gestualidade de corpos performáticos; através da disciplina. Esta configurou
sentidos atrelados à coerção resistência dos corpos: a produção de discursos.
Pensando a
beleza como uma trama de discursos construídos por essas relações de
poder-saber dos investimentos do corpo na Ginástica Rítmica questionamos: Como
o Código de Pontuação regulamenta a Ginástica Rítmica para a construção da beleza?
Qual a relação entre poderes e saberes implicados nessa regulamentação?
Para tanto;
temos como objetivos: Investigar a beleza na Ginástica Rítmica como saber
produzido a partir das relações de poder circunscritas nas regras da
modalidade; e; Discutir a beleza a partir da relação poder/saber como reflexão
para o âmbito da Educação Física.
Como recurso
metodológico utilizamos a técnica de Análise de Conteúdo (BARDIN; 1977) para
analisar o Código de Pontuação de GR na versão 2005-2008. Também fizemos uso de
imagens de ginastas como recurso analógico para ampliar o sentido das
discussões.
A leitura
flutuante nos permitiu selecionar unidades significativas e pautar nossas
discussões em três eixos temáticos que compõem o primeiro capítulo intitulado: A beleza regulamentada. Neste;
discutimos as especificidades da GR; as prescrições dos usos do tempo e espaço
e a configuração do gesto técnico a partir da análise do Código.
No segundo capítulo O
corpo belo transcende a regra, realizamos algumas reflexões relacionadas à Educação Física, partindo da discussão do capítulo anterior; com enfoque em
três tópicos: Poderes e Saberes; Técnica e Estilo e Beleza e Educação.
Constatamos
assim; que a beleza da Ginástica Rítmica contemporânea é permeada pelas suas regulamentações;
mas foi e continua sendo desenhada por mecanismos de poder-saber ao longo de
sua trajetória histórica. Mesmo o Código de Pontuação ditando condições para a
beleza na GR; esta se dá na possibilidade da criação do estilo próprio pela
ginasta; na possibilidade de viver o improviso e o imprevisto; de sensibilizar
o público, porque o poder cria saberes e
o corpo como suplantador sempre criará novas
formas de ser belo.
A constatação de que o Código de
Pontuação produz a beleza e a ginasta a reconstrói; continuamente, reatualizando as regras é uma reflexão
importante para a Educação Física no sentido de reafirmar que o corpo nunca é
somente submisso, pois mesmo na submissão é capaz de produzir saber, ser belo e
criar novos sentidos para a Cultura de Movimento.
Loreta Melo Bezerra Cavalcanti
Licenciatura plena em Educação Física pela UFRN - 2005
Mestrado em Educação pela UFRN - 2008
Árbitra Nacional de Ginástica Rítmica desde 2000
Professora do IFRN
A FBG agradece a imensa colaboração da prof. Loreta Melo
que nos presenteou com esta obra.
Obrigada!
Segue link com a tese na íntegra
Aguardem a próxima publicação na SÉRIE EVENTOS INTERNACIONAIS
Ótimo, adorei.
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